Plano definitivo: Como criar um ebook que realmente será lido

Seja para vender ou utilizar na sua estratégia de marketing digital para criar lista de e-mails, ebooks são a maneira mais rápida e segura de começar um projeto online. E claro que o que você precisa é saber como criar um ebook que realmente será lido. Afinal, você quer ter certeza de que entregou sua mensagem para a pessoa que precisa.

Se você já tem alguma experiência escrevendo artigos e conteúdo, deve pensar que é muito fácil ter uma ideia, elaborar um conteúdo um pouco mais longo e colocar no formato de ebook. Magicamente então as pessoas iriam amar, baixar, compartilhar, comprar!

Mas existe um método para escrever certo para o leitor certo. Garantindo assim que será baixado ou comprado pelo seu leitor.

Eu escrevi mais sobre o método Ebooks que Convertem neste outro artigo.

 

As vantagens de escrever um ebook

 

– Baixo preço, mais fácil vender: se o seu objetivo é escrever para vender o seu conteúdo, o ebook pode ser a maneira mais fácil de começar. Um material com alta qualidade e baixo preço vai atrair a atenção e o interesse das pessoas mais facilmente.

– Produção barata: existem ferramentas gratuitas para criar um ebook de qualidade e outras com custo muito baixo. Tem até como fazer ebooks no estado da arte usando o PowerPoint.

– Fácil leitura: em qualquer lugar o seu leitor pode consumir o seu conteúdo. Hoje todos possuem smartphones e muitos usam o tablet diariamente.

– Melhor forma para criar listas de email: se o seu objetivo é começar uma estratégia de email marketing, a maneira mais rápida para começar é escrevendo um ebook e disponibilizando para download.

 

Primeiro Passo – Como Começar a Escrever um Livro

 

escrever livro digital

 

Imagina que você vai escrever uma carta para uma pessoa que mora longe. Agora imagina que você não conhece essa pessoa e nem sabe o porquê de estar escrevendo essa carta para ela.

 

Complicado, né?

 

É muito mais fácil escrever para quem você já conhece, já sabe o que a pessoa quer ler e sabe em que a sua “carta” poderá ajuda-la.

Então o primeiro passo para começar o seu documento é entender para quem você está escrevendo. Por isso as 3 primeiras aulas do curso Ebooks que Convertem vão a fundo na definição do nicho de mercado, da pesquisa do seu leitor ideal e no problema que seu ebook irá resolver.

Você deve responder a essas 3 perguntas:

– Qual é o nicho de mercado do meu livro?

– Quem é o leitor ideal, aquele que vai mais tirar proveito do que escrevi?

– Qual problema o meu ebook vai resolver para ele?

 

Três fontes gratuitas para fazer essa pesquisa antes de criar o ebook

 

  1. Amazon – Avaliações de Livros

Entre na maior loja de livros online do mundo, amazon.com, pesquise livros relacionados ao seu tema e veja o que as pessoas comentam sobre eles. Tem muita informação ali. Pontos positivos, negativos e o que falta em cada livro.

 

  1. Grupos no Facebook

As pessoas comentam sobre o que gostam, não gostam, seus problemas e desejos. Entre nos grupos que tem a ver com o tema que irá escrever e vai fundo na pesquisa.

 

  1. Google – Autocompletar

Comece a digitar uma frase relacionada ao seu tema no Google e veja que o próprio Google dá sugestões para completar a frase. Um bom sinal de que o tema é relevante.

 

Títulos impossíveis de serem ignorados?

 

Uma pessoa que está navegando pela internet tem segundos para prestar atenção a um título. Crie títulos para o seu ebook que sejam impossíveis de serem ignorados pelo seu leitor ideal.

 

Alguns modelos de títulos são:

Como fazer “X” em “Y” tempo

10 formas de ter resultados surpreendentes com “X”

O que estão falando do produto “X”

9 sinais de que você está errando ao fazer “X”

 

Crie um cronograma para escrever

 

cronograma-escrever-ebook

 

Imagine que você quer escrever o seu ebook em 15 dias. Se você começar a escrever sem um cronograma, chances são de que você vai se perder ao tentar administrar esse tempo.

Vamos continuar com o exemplo de 15 dias. Invista um minuto para pensar e escrever um cronograma parecido com o que segue:

 

– 2 dias para pesquisa e definição do leitor ideal

– 1 dia para criação do título e organização do material de pesquisa

– 8 dias para criar 8 capítulos – um capítulo por dia

– 1 dia para revisão, diagramação e design da capa

– 1 dia para colocar online

 

Claro que é um exemplo. Mas percebeu que agora você possui uma meta diária? Se no 14° dia você está terminando a capa, parabéns!

 

Como criar um ebook com qualidade profissional – Design

 

Calma, você não precisa ser expert, profissional em design para fazer um ebook simples. E se o seu livro for vendido, você tem a chance de terceirizar esse tipo de serviço. Hoje é muito fácil e barato encontrar profissionais freelancers em Workana ou Fiverr, por exemplo.

E se for um documento para ser disponibilizado para download e criação de listas de e-mails, você mesmo pode fazer.

 

Power Point: existem diversos templates prontos na internet para download. Pesquise no Google e você só terá o trabalho de colar o seu conteúdo no documento e salvar em formato PDF.

Canva: a melhor opção. Acesse canva.com e crie o seu ebook no formato que quiser com imagens ricas e modelos disponíveis.

Como criar capa de ebook em 3D? Descobri um site especial para isso. Pode acessar aqui.

 

Se você for bom no pacote Office ainda pode criar o seu documento em Word, adicionar gráficos do Excel e criar um material profissional sem gastar um real.

 

Como divulgar o meu ebook?

 

Algumas formas gratuitas de divulgar ebooks são de fácil acesso. Uma delas é o Slideshare. Crie um resumo do seu livro e disponibilize no Slideshare com o link para o livro completo.

Outra maneira é escrevendo guest posts em blogs que tenham um bom volume de visitantes. Você entra em contato com o dono do blog e pergunta como você pode escrever um guest post para o blog dele. E dentro do post você coloca o link para a página onde estará o seu ebook.

E o velho Facebook também é uma ótima maneira de divulgar. Esteja presente nos grupos e solicite a permissão dos moderadores para postar o link de acesso ao seu livro.

Investir em anúncios também pode ser uma ótima maneira de divulgação, dependendo da sua estratégia. Verifique onde o seu leitor ideal está e invista na plataforma certa.

 

Vamos começar?

 

Este artigo é só uma parte do que aprendi no curso Ebooks que Convertem.

O importante é você ter em mente que o seu negócio digital tem tudo para começar com um ebook. Rápido e fácil para produzir e de ser consumido, a sua mensagem tem tudo para ser espalhada por meio de livros digitais.

Defina muito bem o seu planejamento e como será a produção do seu ebook.

Veja a análise do curso neste artigo e comece a trabalhar no seu negócio digital!

Deixe uma resposta