O Remédio para Combater o Excesso de Informação no Marketing Digital

Você comprou um, dois, DEZ cursos de marketing digital e parece que o excesso de informação vai explodir sua cabeça? E ainda sente que aprendeu um monte de novas técnicas e estratégias, mas não teve resultados? Sua caixa de entrada está cheia de e-mail marketing?

 

Parece que você ainda não aprendeu tudo. Ainda falta estudar mais SEO. Ainda falta saber quem é Ryan Deiss. Ainda não sabe mexer no MailChimp direito. Ainda falta ler o blog Ministrando!

 

O que importa mesmo nesse novo mundo que está entrando agora é que tenha seus primeiros resultados. Assim você terá ânimo e capital para fazer seu negócio digital crescer.

 

Antes de comprar mais curso por aí, leia este artigo e veja uma maneira excelente para se livrar do excesso de informação.

 

O que leva ao excesso de informação?

 

Na verdade, tudo começa mesmo quando colocamos nosso endereço de e-mail em uma página de captura com uma chamada bem sexy do tipo: “Trabalhe duas horas por dia e fique rico.”

Pronto!

 

A partir dali surgem os primeiros e-mails, que levam aos primeiros vídeos, que levam aos artigos, aos depoimentos e você já está completamente envolvido.

 

Decide comprar o primeiro curso. E começa a estudar o que são páginas de captura, leads, copywriting, lançamentos e tudo isso que a gente vê no mercado. E isso é ótimo porque a cada e-mail, a cada pdf, a cada vídeo aprendemos um pouquinho mais sobre marketing digital.

 

E sabemos que 80% do conteúdo dos outros virá até nós de maneira gratuita. Só que queremos 110%! Porque o outro já está fazendo o que eu não estou fazendo. E quando eu começo, já surgiu outra coisa e por aí vai.

 

Entramos em um mercado de informação. Consumimos e somos consumidos por ela o tempo todo. Nossas caixas de entrada estão lotadas de e-mails de experts, um em cada assunto. E a cada nova tentativa de aprender, nos sentimos ansiosos e com o passar do tempo frustrados.

 

E os treinamentos?

 

Bom, depois do primeiro provavelmente você já comprou ou pensou em comprar mais dois ou três. O problema é que não assistiu o primeiro todo ainda, muito menos aplicou as técnicas dele.

 

Não teria adiantado você ter assistido o primeiro treinamento todo porque não é o fato de assistir que vai fazer vendas. É a ação!

 

“Não é o que você aprende. É o que você faz com o que aprende.”

 

Todos os treinamentos de marketing digital são bons. 95% deles, vai… Cabe a você decidir o que quer aprender com cada um deles. Os infoprodutores só estão vendendo aquele conhecimento para você porque focaram, estudaram e aplicaram à exaustão o que estão ensinando.

 

Alguns treinamentos online ainda tem o (bom) problema de serem “completos demais”. São aqueles que ensinam TUDO sobre um determinado assunto. E você não precisa de TUDO. Você só precisa de partes daquele conteúdo para aplicar e ver a coisa acontecer. Ou melhor, você precisa de tempo para aplicar uma parte para depois ir para outra.

 

Se for aplicar tudo de uma vez ficará com uma sobrecarga de trabalho enorme e frustrado, pois não terá resultados. Aprender marketing digital é como aprender equações do 2º grau. Primeiro você aprendeu a somar – fez muitos exercícios – depois a multiplicar – mais exercícios – depois equações do 1º grau e continuou até a fórmula de Báskara (que não foi trazida para o Brasil pelo Erico Rocha).

 

Ok, a curva de aprendizado para aprender sobre Facebook Ads é menor do que equações do 2º grau, mas você pegou a ideia, não é?

 

Imagina como seria vender todos os dias

 

Ok, essa é a promessa de (quase) todos os cursos relacionados ao Marketing Digital. Eu gosto muito de um banner no site do Neil Patel que diz:

 

“Make $$$ while you ZZZ” (Ganhe $$$ enquanto você ZZZ)

 

Sim, é possível. Não, não é tão fácil. Como diriam nossos companheiros de sucesso, “é simples, mas não é fácil”.

 

Você precisa trabalhar. Pesquisar, escrever, montar as páginas, pesquisar, estudar, ler, responder, pesquisar de novo, escrever e-mails… e todas essas coisas que você já percebeu que são inerentes à função.

 

É possível sim trabalhar em casa ou viajar trabalhando. Ora, é a internet, ela é Global! E com um site-blog, redes sociais e vontade de trabalhar você tem acesso aos seus clientes de qualquer lugar do mundo.

 

Até você chegar nesse nível, você terá aprendido muitas coisas. Só que foi o que eu disse antes: você só precisa de um conhecimento de cada vez. O cara que está na Tailândia nesse momento trabalhando com seu laptop só chegou lá porque primeiro aprendeu o que era o mercado.

 

Depois aprendeu o que era blog – escreveu artigos. Depois o que era copywriting – melhorou os artigos. Depois aprendeu a fazer anúncios no Facebook – teve contas bloqueadas. Depois melhorou os anúncios e por aí ele foi. Até chegar na Tailândia!

 

É uma realidade nova de trabalho. É praticamente uma nova graduação, mas que dá a chance de se autofinanciar. Você faz as primeiras vendas só para pagar seus testes e seus erros.

 

Hoje vi uma postagem do Luiz Mazini sobre isso. Um de seus alunos postou um comentário dizendo que tinha muitos cursos e que isso o incomodava de certa forma. A resposta do Luiz foi mais ou menos assim: “não vejo o fato de ter vários cursos uma coisa ruim. É ruim se você possui vários cursos e não faz nada com eles”.

 

O segredo do sucesso nesse mercado é dito aos berros por muitos experts: escolha um caminho e siga. E eu complemento para você que está nessa situação: escolha um treinamento e aplique tudo o que tem nele. TUDO. Tudo mesmo. Faz o primeiro módulo, pára, aplica. Depois o segundo, pára e aplica. Até o final. Sem querer outro conteúdo, sem procurar outra ferramenta, sem pirar!

 

Sou curioso e ansioso. E agora?

 

muita-informação

 

Isso é ótimo! É perfeito. Só demonstra que você está no caminho certo do empreendedorismo. Uma das grandes características do empreendedor é ser curioso. Agora, seja curioso no momento certo. Seja curioso para aprender no momento certo e não para ficar sofrendo com sobrecarga de informação.

O grande problema é consumir conteúdo demais e ter resultados de menos.

 

4 Passos para Segurar a Ansiedade e começar a ter resultados de uma vez por todas

 

1 – Tenha Clareza do seu Projeto

 

Marketing é transformação. É um processo que leva uma pessoa que estava levemente incomodada com algum problema ou sonhando com alguma coisa até a total realização dela naquele determinado assunto. É pegar uma pessoa acima do peso, por exemplo, que achava que nunca iria morrer por causa disso, fazê-la compreender que é perigoso, apresentar uma solução para isso e acompanhar seu sucesso com a nova barriguinha lisa.

 

Como o seu projeto faz isso? Qual é o seu produto e como ele pode ajudar o cliente? Quem é esse cliente? As respostas certas vão definir o que você realmente precisa aprender.

 

2 – Foco no dia-a-dia

 

Bonitinho, igual quando você trabalhava na firma! Tenha uma agenda. Sério, tenha uma agenda. É muito fácil perder o foco quando você não sabe qual é o seu objetivo para aquele dia. Se você começa um dia com uma tarefa para terminar, vai dar seu jeito de terminar porque sabe que amanhã terá outra diferente e não tem como deixar a de hoje para amanhã.

 

3 – O Poder do Hábito

 

Não é autoajuda barata. É científico. O nosso cérebro grava os hábitos de uma maneira que não percebemos. Por que você consegue conversar com a pessoa ao lado enquanto tira o carro da garagem de ré? Leia o livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg e vai entender a importância de saber isso para ter sucesso no marketing digital.

E para parar de comprar cursos e ficar com sobrecarga de informação.

 

4 – Desconecte-se

 

Dê um tempo do seu projeto quando puder. Desconecte-se dele por um dia inteiro e pense em outras coisas. Assim você vai se desconectar não só do que está fazendo, mas, principalmente, da ansiedade por querer aprender outras coisas.

O que eu gosto de fazer também é dar mini pausas durante o dia. 5 minutos para levantar, esticar, fazer uns alongamentos, respirar, beber uma água e voltar renovado pro batente. Funciona muito. Faça isso antes de clicar naquele botão “Compre Agora Senão você é Um Cara de Melão”

 

O que fazer agora?

 

Excesso de informação é um problema não só de quem trabalha no marketing digital. É a consequência de viver em uma era onde conteúdo e informação vale mais do que ouro.

 

A nossa vontade de ter sucesso nos faz ter mais vontade de aprender. Queremos estar sempre à frente, sempre saber primeiro. Porque sabemos que quem sai na frente tem mais chances de ter sucesso.

 

Só que não adianta ser o primeiro a entrar em várias portas porque você não vai conseguir completar todos os caminhos de uma vez.

 

Aprende, aplica, tem resultados. Aprende, aplica, tem resultados. Esse é o ciclo.

 

Sabe aquele seu amigo que quer comprar mais um curso porque te disse que “agora vai”?

 

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Sucesso!

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