Ideias de Negócios: Você não Precisa de Centenas delas

Ao digitar “ideias de negócios” no Google, os primeiros resultados são listas enormes com centenas de ideias para você pular para o tão sonhado lado do empreendedorismo. Sendo mais exato, o resultado que leva para um artigo da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios destaca no título 448 Ideias de Negócios.

Eu te digo uma coisa: essa lista na verdade é infinita. Pense bem: tudo – absolutamente tudo – à nossa volta foi feito ou vendido por uma empresa. E para essa empresa existir, precisou alguém ter uma ideia de negócio. Então podemos concluir que cada objeto que está próximo de você neste exato momento foi um dia uma ideia na cabeça de alguém.

A lista do site, na verdade leva para o Sebrae. E lá com certeza é o local adequado para esse tipo de repositório. Eu trabalhei no Sebrae e sei o quanto as pessoas procuram naquele local um caminho. Estão todos certos!

Só que eu preciso pedir a você que caiu neste texto um cuidado. Um cuidado que se não tiver pode transformar sua vontade de empreender em um grande pesadelo. Filtre com base em você.

 

Como Lidar com as Listas de Ideias de Negócios

 

Porque você será o protagonista da história. E não adianta ficar todo empolgado com a ideia de abrir uma academia se não tem afinidade, nem formação, nem conhecimento e nem gosta desse tipo de negócio.

E ainda tem o perigo de você ficar perdido em um monte de ideias e deixar a ansiedade tomar conta sem colocar nenhuma em ação.

Eu entendo as listas. Longe de mim dizer que elas não são importantes ou não deveriam existir. Existem muitas pessoas que se baseiam por elas e que tem muito sucesso. Além disso, essa lista citada especificamente, leva ao repositório do Sebrae e lá não estão só as ideias, mas um escopo básico para cada uma delas.

Além dessa lista, a pesquisa no Google mostra outras do tipo “X ideias para empreender em 2017”. São legais também para perceber as tendências do mercado. Agora, isso não quer dizer que só quem apostar naquilo terá sucesso. (dãã)

Você quer transformar uma ideia em um negócio lucrativo? Comece por você mesmo. O que vai definir o sucesso ou fracasso de um projeto empreendedor é a distância que o empreendedor está da intersecção entre Paixão, Demanda e Competência.

O processo de descoberta do seu negócio de sucesso começa de dentro pra fora. Existe uma forma de trazer de você mesmo a sua ideia de negócio. Encontrar oportunidades que estejam de acordo com o que você gosta e sabe fazer.

 

Como Lidar com as Diversas Oportunidades de Negócio

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Porque se você começa algo somente pela oportunidade do mercado, você tem dois caminhos: 1 – investir muito em treinamento ou contratação de pessoal especializado ou; 2 – demorar a ter resultados devido à curva de aprendizado maior.

Escolher trabalhar com algo que tenha paixão não é historinha motivacional. É sério. Imagina acordar todos os dias para fazer algo que você não gosta. Para lidar com problemas que você não gostaria de lidar. Lidar com círculos de pessoas com quem você não possui afinidade.

É melhor voltar para o mercado de trabalho, concorda? Menos risco.

As ferramentas que temos nas mãos hoje são exatamente o que precisamos para começar negócios lucrativos com pouco investimento. Uma campanha de anúncio de R$100,00 na internet tem um potencial de retorno infinitas vezes maior do que a de um outdoor que custa R$2000,00 por mês. Guardados os devidos mercados de atuação e tal. Mas você entendeu onde eu quero chegar.

 

Exercício para transformar sua ideia em um negócio lucrativo

Talvez você já tenha visto esse exercício por aí. Mas se está lendo este artigo até aqui é porque ainda não colocou em prática. Então aproveita, esse é o momento!

Passo 01 – Liste tudo o que gosta. Sim, tudo o que vier à cabeça. De cerveja a andar de bicicleta.
Passo 02 – Em outra coluna, liste tudo o que sabe fazer bem. De embaixadinha a pentear a filha.
Passo 03 – Liste em uma terceira coluna tudo aquilo pelo que as pessoas te procuram. Desde consertar o computador a colocar o carro na garagem.
Passo 04 – Liste tudo que está sendo buscado e compartilhado na internet sobre as coisas que colocou nas colunas anteriores. Coloque no site Buzzsumo (mostra os artigos mais compartilhados nas redes sociais) ou no Google Trends (os resultados serão tendências de buscas no Google) e ainda no Facebook.
Passo 05 – Encontre as intersecções.
Passo 06 – Separe esses temas e pense em tudo que pode ser transformado em negócio.

*Um exemplo poderia ser:
Coluna 01 (gosto de…) = andar de bicicleta
Coluna 02 (sei…) = consertar bicicleta
Coluna 03 (pessoas me procuram para…) = dicas para comprar bicicleta
Coluna 04 (pessoas buscam na internet por… ) = Caloi 500; Bicicletas de Passeio; Mountain Bike
Coluna 05 (intersecções) = andar de bicicleta + consertar bicicleta + dicas comprar bicicleta + Caloi 500
Coluna 06 (como isso poderia ser um negócio?) = Uma loja online de bicicletas com um blog que dá dicas sobre o tema.

É claro que serão vários temas nas colunas, então capriche.

 

Como testar sua ideia

 

Esse é o grande barato da internet. Você não precisa jogar tudo para o alto agora mesmo e abrir sua loja online de bicicletas. Você pode testar sua ideia de negócio e ver se ela faz sentido.
Após algumas pesquisas você constatou que as pessoas buscam muito por avaliações de bicicletas.

Você, uma pessoa muito esperta, escreve um documento ou grava um vídeo intitulado: “Review das Bicicletas mais Vendidas no Brasil em 2016 entre 500 e 1000 reais”.

E divulga esse documento analisando a resposta do público. O que for colhendo de feedback será insumo para mais conteúdo que for produzir sobre o assunto e assim você começa a construir uma audiência de pessoas que querem saber mais. Dentro de algum tempo você já vai ter uma ideia do que começar a vender na sua loja virtual e daí pra frente o céu é o limite.

 

Indo além

 

Claro que tem muito mais água embaixo dessa ponte. São etapas a serem seguidas para fazer esse trabalho de desenvolvimento e primeiros testes.

Desde o desenvolvimento de uma ideia até as primeiras ações, muita coisa acontece. Mais ideias surgem, caminhos se fecham e se abrem e o planejamento é ajustado o tempo todo.

O acompanhamento de um profissional nesse momento é de extrema importância.

Fica aqui um convite para você. Agende um encontro online comigo de 45 minutos gratuitamente. Nesse encontro vamos transformar esse aglomerado de informações que está na sua cabeça em uma proposta de negócio.

E se der tempo ainda te dou uns toques para começar a testar sua ideia na internet com pouco ou nenhum investimento.

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